A cidade de Ivaiporã iniciou oficialmente a revitalização do Lago das Flores, um dos projetos mais aguardados pela população. A obra começou com a abertura da comporta e esvaziamento do lago, dando início à fase de limpeza. O investimento total é de R$ 1.401.000,00, com recursos do Ministério do Turismo e contrapartida da Prefeitura.
A revitalização tem como meta transformar o Lago das Flores em um ponto turístico e de lazer, valorizando também a preservação ambiental. A prefeita interina Gertrudes Bernardy fez o anúncio na quarta-feira (9), acompanhada do prefeito licenciado Carlos Gil, da equipe da Secretaria de Obras e de diversos vereadores do município.
A previsão é que a obra dure cerca de 10 meses. O projeto contempla iluminação, acessibilidade, paisagismo, espaços para contemplação e atividades culturais. A arquiteta Amanda Rosa, da Prefeitura, assina o conceito do novo Lago das Flores, desenvolvido em parceria com Gertrudes Bernardy.
A proposta foi apresentada ainda em 2024 ao deputado federal Sérgio Souza por um grupo de ex-vereadores, o que garantiu a liberação dos recursos federais.
Segundo Carlos Gil, a revitalização começa com a retirada de terra acumulada e o revestimento do fundo do lago com pedras, o que ajuda na qualidade da água e no controle do assoreamento, assim como já foi feito no Jardim Botânico.
“Esse espaço vai atender especialmente os moradores da Vila João XXIII, Jardins Imperial, Ouro Preto, Brasília, Luiz XV, Versalhes e Jardim Aeroporto, que terão uma nova área de lazer mais próxima de casa. E ainda vamos conectar o Lago das Flores ao Jardim Botânico, criando uma ligação bonita e moderna entre os dois locais”, afirmou Gil.
O secretário de Obras, Bruno Montoro, ressaltou o ritmo intenso da administração municipal. “Hoje temos 40 obras em andamento. Triplicamos o número de profissionais com concurso público e ampliamos a equipe de engenheiros e arquitetos para dar conta da demanda”, explicou. “A revitalização do Lago das Flores mostra como Ivaiporã está se modernizando.”
O ato de lançamento contou com a presença de estudantes do Colégio Estadual Cívico Militar Antônio Diniz Pereira, simbolizando o envolvimento da comunidade com a transformação do espaço.
Mín. 17° Máx. 30°