O Paraná está participando ativamente da 22ª Semana de Vacinação das Américas e da 13ª Semana Mundial de Imunização, com destaque para as ações promovidas na região da tríplice fronteira, que envolve Brasil, Paraguai e Argentina. A abertura oficial aconteceu nesta quarta-feira (24), em Ciudad del Este, no Paraguai, com a presença de autoridades de saúde dos quatro países.
Com o tema “Proteja o Futuro: Vacine-se”, a campanha tem como foco principal ampliar a cobertura vacinal, tanto das vacinas de rotina quanto das campanhas específicas, como Influenza e Covid-19. As ações seguem até o próximo sábado (27), promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção em saúde, especialmente em locais com grande circulação de pessoas.
De acordo com o diretor da Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, Ademir Ferreira de Souza, a mobilização nas fronteiras é essencial. “A vacina é um ato de proteção individual e coletiva. Precisamos reforçar essa mensagem em regiões com alto fluxo de pessoas, como a nossa”, explicou.
A campanha internacional é promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com apoio do Ministério da Saúde do Brasil, da Unesco e da ISCA (International Sport and Culture Association). Desde sua criação em 2003, a iniciativa já alcançou mais de 1 bilhão de pessoas nas Américas, promovendo também outros serviços de saúde e prevenção.
O estado do Paraná tem mostrado desempenho superior à média nacional em várias vacinas. Em 2023, a cobertura da vacina BCG foi de 90%, contra 77% no cenário nacional. Já a pentavalente, que protege contra cinco doenças, teve cobertura de 89%, superando os 84,8% de 2022.
Outros dados de 2023 também foram positivos:
Poliomielite: 90%
Rotavírus: 90%
Febre Amarela: 81%
Hepatite B: 80%
As ações internacionais acontecem junto à 26ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, iniciada em 25 de março. No Paraná, mais de 915 mil doses já foram aplicadas, o que representa uma cobertura de 23,14% entre o público-alvo, que soma mais de 4,5 milhões de pessoas.
A mobilização segue firme com o objetivo de proteger vidas, fortalecer o sistema de saúde e conscientizar a população sobre a importância da vacinação em todas as fases da vida.
Mín. 18° Máx. 22°