O Governo do Paraná anunciou um novo e histórico investimento de R$ 20 milhões no programa CastraPet, voltado à castração gratuita de cães e gatos. A quinta fase do projeto começa no segundo semestre de 2025 e vai beneficiar 308 municípios, incluindo diversas cidades do Vale do Ivaí.
Com isso, o programa se prepara para alcançar 100% do território paranaense até 2026, completando o atendimento nas 399 cidades do estado. Criado em 2020, o CastraPet já beneficiou mais de 105 mil animais, promovendo a saúde pública e o combate ao abandono por meio da esterilização.
A ação faz parte do Plano Paraná Mais Cidades e tem como foco não só o controle populacional dos animais, mas também a educação ambiental e a conscientização sobre a guarda responsável.
“Estamos promovendo um Paraná mais sustentável com ações que realmente impactam a vida das pessoas e dos animais. Esse investimento mostra o compromisso com o bem-estar dos nossos pets”, destacou Rafael Greca, secretário de Desenvolvimento Sustentável.
A médica veterinária Girlene Jacob, coordenadora do CastraPet, lembra que o programa também oferece palestras educativas, orientações sobre vacinação, zoonoses e parcerias com ONGs e protetores. “Mais do que castrar, queremos conscientizar desde cedo, especialmente crianças e jovens”, afirmou.
Apucarana, Barbosa Ferraz, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Cândido de Abreu, Corumbataí do Sul, Faxinal, Grandes Rios, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Kaloré, Lidianópolis, Lunardelli, Manoel Ribas, Marilândia do Sul, Marumbi, Nova Tebas, Novo Itacolomi, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí.
Mín. 18° Máx. 22°