Cultura Oficinas Culturais
Prefeitura de Ivaiporã retomará Oficinas Culturais após período de férias
Volta das atividades será na segunda-feira (28) e promete movimentar o Centro Cultural Olívia Hauptmann
25/07/2025 14h59
Por: Admin

A Prefeitura de Ivaiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia o retorno das Oficinas Culturais na próxima segunda-feira, 28 de julho, após o período de férias. O projeto, que já impacta positivamente a vida de crianças, adolescentes e adultos desde abril de 2024, volta a movimentar o Centro Cultural Olívia Hauptmann com aulas gratuitas de música, balé, dança criativa, teatro, artes visuais e plásticas.

Voltado principalmente para crianças da rede pública com idades entre 4 e 15 anos, o projeto de Formação Artística também contempla turmas noturnas para adultos. Segundo o secretário de Cultura, Dionata Rodrigues, cada turma reserva 2 vagas para alunos da rede particular ou filhos de famílias com renda acima de quatro salários mínimos, garantindo diversidade e inclusão.

"O objetivo sempre foi democratizar o acesso à cultura. Já vemos talentos surgindo, especialmente nos trabalhos em grupo. Temos alunas que brilham nas apresentações e um quinteto musical em plena evolução", destacou Dionata.

Além das aulas, os alunos vêm ganhando espaço em eventos oficiais do município. Desde setembro de 2024, participam ativamente de cerimônias como o Desfile de 7 de Setembro, o Congresso do Dia da Árvore, o Show das Luzes, a Chegada do Papai Noel e o Festival de Dança. O grupo também representou Ivaiporã nos eventos "Riquezas do Vale", em Cambira, e em Godoy Moreira.

Um dos momentos mais emocionantes aconteceu em abril deste ano, quando os alunos protagonizaram a abertura dos Jogos Escolares no Ginásio Alcebíades Alves, encantando o público com uma apresentação marcante.

Segundo Dionata Rodrigues, o envolvimento das famílias tem sido essencial. “Os pais estão encantados com o desenvolvimento dos filhos. Eles veem os resultados de quem passa o contraturno no Centro Cultural. É um trabalho que transforma”, concluiu.

O projeto reafirma o compromisso da gestão municipal com a formação artística e cultural dos cidadãos, promovendo inclusão, talento e oportunidades por meio da arte.