Política Política
Trump ameaça usar força militar para proteger a liberdade de expressão global
Porta-voz da Casa Branca sugere retaliações contra o Brasil caso Bolsonaro seja condenado no julgamento sobre tentativa de golpe.
11/09/2025 10h41
Por: Admin Fonte: Jovem Pan

O governo de Donald Trump demonstrou estar disposto a utilizar "meios militares" para garantir a proteção da liberdade de expressão globalmente, em um contexto relacionado ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que enfrenta acusações de tentativa de golpe de Estado. A declaração foi feita pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, nesta terça-feira (9).

Quando questionada sobre a possibilidade de retaliações contra o Brasil caso Bolsonaro seja condenado, Leavitt afirmou que Trump "não hesita em recorrer a medidas econômicas ou militares" para proteger os valores democráticos. No entanto, ela destacou que, até o momento, não há "nenhuma ação adicional" sendo considerada.

Essa declaração ocorreu após os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e Flávio Dino, votarem pela condenação de Bolsonaro e de outros sete aliados por tentarem impedir a posse do presidente Lula e manter Bolsonaro no poder. Os acusados fazem parte do que é chamado de "núcleo crucial" da tentativa de golpe. Se condenados, as penas podem somar até 43 anos de prisão.

 

Texto e reprodução: V1 Notícias.