Uma operação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar desarticulou uma quadrilha que controlava o tráfico de drogas na Vila Regina, em Apucarana. Batizada de “Hígia”, a ação cumpriu 15 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão, resultando em 9 homens e 6 mulheres detidos.
As investigações duraram cerca de um ano e apontaram que o grupo usava laranjas e contas bancárias para lavar dinheiro do tráfico. Só em três meses, mais de R$ 200 mil circularam em contas monitoradas. O líder da organização foi preso em flagrante.
Segundo o major Jair Machado de Lima Junior, o nome da operação faz referência à deusa grega da saúde, em contraste com o apelido do chefe do grupo, conhecido como “Rato Branco”. “Nosso foco foi atacar o tráfico como problema de segurança e também de saúde pública”, disse.
Além das prisões, a polícia apreendeu cerca de R$ 20 mil, drogas, balanças de precisão e três veículos. Os carros, de propriedade dos envolvidos, serão confiscados. “Queremos que esses bens não retornem aos criminosos. O objetivo é descapitalizar a organização”, destacou o major.
A polícia informou que a investigação terá continuidade, com novas etapas a partir das prisões e materiais recolhidos.