A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) realiza nesta quarta e quinta-feira (17 e 18) a segunda edição da Prova Paraná em 2025. A avaliação é destinada a alunos do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental I, do 6º ao 9º anos do Fundamental II e das três séries do Ensino Médio da rede estadual e das redes municipais de 397 cidades que aderiram ao programa. No total, mais de 1,1 milhão de estudantes participam.
Integrada ao Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep), a prova tem como principal objetivo diagnosticar a aprendizagem dos estudantes e orientar professores, equipes gestoras e secretarias de educação na definição de estratégias pedagógicas que promovam avanços no ensino.
A primeira edição da avaliação em 2025 foi aplicada em maio e teve o mesmo público-alvo. Segundo o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, esta nova aplicação permitirá à rede planejar ações estratégicas para o último trimestre letivo. “A Prova Paraná é um instrumento importantíssimo de avaliação que nos ajuda a garantir a qualidade do ensino público do Paraná, que já tem a melhor educação do Brasil”, destacou.
A participação dos estudantes da Educação Especial também está assegurada, com recursos de acessibilidade como provas ampliadas, superampliadas, em Braille e vídeos em Libras. Além disso, a Seed-PR disponibiliza guias pedagógicos e matrizes de descritores para auxiliar na preparação dos alunos.