A Operação Sinergia III, iniciada na segunda-feira (15), já resultou na apreensão de 11,9 toneladas de drogas em todo o Estado do Paraná, graças à colaboração entre as forças de segurança pública. A ação faz parte da Missão Paraná II, um projeto da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP), que está sendo realizado esta semana em diversas cidades do Norte e Norte Pioneiro do Estado.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, a operação é uma continuidade da estratégia de combate ao crime, com ações táticas e integradas entre diferentes forças de segurança. Ele reforça que a presença nas ruas e as abordagens focadas são essenciais para manter a segurança e a tranquilidade da população.
A Operação Sinergia III abrange os 399 municípios do Paraná, com mais de 15 mil pessoas abordadas, 256 prisões em flagrante e 841 locais fiscalizados. Além das drogas, foram apreendidos mais de 781 mil maços de cigarros e cerca de R$ 60 mil em dinheiro. A operação também resultou em 419 ordens judiciais cumpridas, 26 veículos apreendidos e 422 armamentos, incluindo armas de fogo, armas brancas e munições.
Na quinta-feira (19), a etapa de Jacarezinho da operação contou com a participação de policiais militares do Centro-Sul do Estado de São Paulo, que se uniram às forças de segurança paranaenses. O major Pilon, do 31º Batalhão de Polícia Militar de Ourinhos (SP), destacou a importância da colaboração entre os estados para promover uma segurança pública mais eficaz e duradoura. Ele também ressaltou a união e confiança geradas entre os Batalhões de Jacarezinho e Ourinhos, com os policiais paulistas se sentindo honrados em contribuir para a construção dessa nova cultura de integração entre as polícias.
A Missão Paraná II é uma iniciativa da SESP-PR que visa fortalecer a relação entre as forças policiais e a população do Norte do Paraná, atendendo aproximadamente 66 municípios e mais de 1,5 milhão de pessoas.
A participação de policiais militares de São Paulo na Operação Sinergia III inclui o apoio de 72 PMs, 24 viaturas e uma aeronave, por meio do 31º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) e do Batalhão de Operações Especiais (Baep).
Mín. 13° Máx. 30°