A Defesa Civil do Paraná está enviando ajuda humanitária para Santa Maria do Oeste e Dois Vizinhos, dois dos 31 municípios atingidos pelas fortes chuvas e ventos intensos no fim de semana e na segunda-feira (22). As tempestades provocaram destelhamentos, quedas de árvores e postes, além de danos a prédios públicos.
Em Santa Maria do Oeste, cerca de mil imóveis, entre residências e prédios públicos, foram danificados. O hospital municipal passou a atender apenas casos emergenciais, e duas pessoas com ferimentos leves foram encaminhadas para o hospital de Pitanga. Uma escola foi adaptada como abrigo temporário para famílias desalojadas. Até o momento, a Defesa Civil já enviou 2.600 telhas para reparos emergenciais.
Equipes do Núcleo de Atuação Regional (NAR) acompanham a situação desde domingo, oferecendo suporte à organização do atendimento e orientação sobre documentação para acesso a auxílios. O contato direto com os municípios permite avaliar necessidades adicionais de ajuda humanitária.
O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Raimundo Schunig, destacou:
“Desde os primeiros momentos, nossas equipes estão em contato com os municípios atingidos para dar todo o suporte. Isso permite o envio em tempo recorde da ajuda humanitária e auxilia a população afetada”.
Mín. 14° Máx. 28°