O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), divulgou nesta quarta-feira (24) o resultado do edital para restauração e ampliação da PRC-466, no trecho de 43,05 quilômetros entre Manoel Ribas e Pitanga.
O vencedor foi o Consórcio Construtor CEA Manoel Ribas, formado pelas empresas Ellenco Construções Ltda., Afirma Evias Engenharia e Tecnologia Viária Ltda. e Construtora Luiz Costa Ltda., que apresentou proposta de R$ 231,6 milhões. A decisão agora abre prazo para eventuais recursos de outras participantes.
A obra começa no acesso à subestação de Furnas, em Manoel Ribas, e vai até o entroncamento com a PR-460, em Pitanga. O trecho receberá a técnica de whitetopping, que utiliza o asfalto existente como base para um novo pavimento rígido de concreto. Além disso, serão implantadas faixas adicionais em pontos críticos de ultrapassagem.
Entre as melhorias previstas estão dois viadutos em desnível do tipo rótula: um em Manoel Ribas, no entroncamento com a PRC-487, e outro em Pitanga, na interseção com a Rua da Liberdade. Ambos visam disciplinar o tráfego e aumentar a segurança. Também estão programadas intervenções nos acessos à subestação de Furnas, à cidade de Manoel Ribas e à Comunidade de Barra Santa Salete.
A obra inclui ainda novo sistema de drenagem, sinalização horizontal e vertical e dispositivos de segurança viária. O contrato segue o modelo de contratação semi-integrada, com prazo de 180 dias para elaboração do projeto executivo e 690 dias para execução, totalizando 29 meses.