Na tarde desta terça-feira (07), uma mulher foi resgatada em Apucarana (PR) após realizar um sinal silencioso de socorro, reconhecido como um pedido de ajuda internacionalmente utilizado em casos de violência contra a mulher. O gesto foi percebido por uma pedestre enquanto ela caminhava pelas ruas da cidade, mobilizando rapidamente a Guarda Civil Municipal (GCM) e a equipe de trânsito.
A diretora da GCM, Prado, explicou que a equipe foi acionada por volta das 16h30, depois que a testemunha, ao notar o sinal de socorro feito pela mulher em um veículo, suspeitou de uma possível situação de violência. "A pedestre não conhecia a vítima, mas reconheceu o pedido de ajuda e prontamente acionou os agentes", contou Prado.
A partir daí, iniciou-se um acompanhamento do carro suspeito. As equipes de trânsito e GCM mantiveram comunicação constante para localizar o veículo, até que foram capazes de encontrá-lo em frente à padaria Pão Quente. "Após a abordagem, o motorista colaborou, e a verificação de sua documentação e a situação do carro não indicaram qualquer irregularidade, mas devido à gravidade da denúncia e algumas infrações de trânsito, ambos foram levados à delegacia", explicou a diretora da GCM.
Na delegacia, a mulher revelou que estava tentando terminar um relacionamento e decidiu registrar a ocorrência contra o homem. O caso foi encaminhado à 17ª Subdivisão Policial de Apucarana (17ª SDP) para investigação e os procedimentos legais necessários.
Essa ocorrência destaca a importância da conscientização sobre sinais de socorro e da atuação rápida das autoridades para proteger vítimas de violência.