Equipes do projeto Paraná Contra Maus-Tratos estão em Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Sul do estado, auxiliando famílias e cuidando dos animais afetados pelo tornado que atingiu a cidade na última sexta-feira (7). A força-tarefa atua em parceria com o médico veterinário Dr. Arthur Gava e, até o momento, já atendeu 38 animais, entre cães e gatos, que apresentavam ferimentos e sinais de desidratação.
Os profissionais se organizaram em grupos para percorrer diferentes áreas do município, onde muitos animais permanecem desaparecidos ou presos entre escombros. O cenário encontrado é considerado delicado e comovente, com 20 animais encontrados mortos além dos feridos.
A base de atendimento do projeto foi instalada em frente à Igreja Matriz, no centro da cidade, oferecendo ração, medicamentos e atendimento veterinário gratuito para quem precisar. Parte dos animais resgatados será levada para clínicas veterinárias em Laranjeiras do Sul, município vizinho também afetado pelo desastre.
Segundo a equipe, a prioridade no momento é estabilizar os casos mais graves e reunir os animais com seus tutores. “Muitos estão machucados, assustados e sem acesso a água ou alimento. Toda ajuda é essencial”, afirmaram os voluntários em nota.