Nove pessoas foram detidas nesta quinta-feira (13) durante uma operação que revelou um esquema de fraude envolvendo um funcionário terceirizado da Sanepar, responsável por desviar mais de R$ 90 mil referentes a faturas pagas em duplicidade por clientes. As ações aconteceram em Araucária, São José dos Pinhais e Curitiba, na Região Metropolitana do Paraná.
Ao todo, a operação cumpriu mandados de prisão temporária, 13 de busca e apreensão e 11 de bloqueio de contas bancárias. Durante as diligências, foram apreendidos celulares, documentos, um carro e uma motocicleta de luxo. O principal suspeito, de 23 anos e apontado como idealizador do golpe, alegou ter cometido o crime para quitar dívidas de jogos.
A fraude foi identificada pela própria Sanepar, que acionou a Polícia Civil do Paraná (PCPR). Em cerca de três meses, os investigadores mapearam o funcionamento do esquema e identificaram todos os envolvidos. O grupo responde por furto mediante fraude, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Segundo o delegado Emmanoel David, da PCPR, o funcionário era responsável por devolver valores pagos em duplicidade, mas aproveitava o acesso ao sistema da empresa para transferir o dinheiro para contas de familiares e amigos, simulando reembolsos. Posteriormente, os valores eram repassados para a conta pessoal do investigado. Estima-se que cerca de 40 clientes tenham sido afetados pelo golpe, além da própria Sanepar.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destacou que, por se tratar de um empregado terceirizado, o prejuízo foi absorvido pela empresa prestadora de serviços. “Nenhum cliente foi prejudicado e todo o valor desviado já foi ressarcido à Sanepar. O funcionário foi demitido pela prestadora”, afirmou.
A companhia também reforçou os mecanismos de segurança para evitar novas fraudes. Neste mês, passou a operar um sistema de verificação automática de CPF e CNPJ vinculados às matrículas de clientes em devoluções de valores. “Além disso, revisamos normas internas e controles do processo, tornando mais rigorosa a aprovação das devoluções”, explicou o gerente de planejamento e desenvolvimento comercial, Guilherme Arioli.