10°C 24°C
São João do Ivaí, PR
Publicidade

Pré-candidatos ao Governo do Paraná apresentam propostas em evento que reuniu lideranças de todo o Estado

5ª Marcha dos Legislativos Municipais promoveu debate inédito entre possíveis candidatos ao Palácio Iguaçu e autoridades do sistema eleitoral paranaense

22/06/2026 às 14h17
Por: Admin Fonte: Leonardo Cabral
Compartilhe:
Pré-candidatos ao Governo do Paraná apresentam propostas em evento que reuniu lideranças de todo o Estado

A 5ª Marcha dos Legislativos Municipais Paranaenses foi palco de um dos momentos mais aguardados do cenário político estadual neste ano: a primeira sabatina com pré-candidatos ao Governo do Paraná para as eleições de 2026. A iniciativa, promovida pela UVEPAR (União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná) em parceria com a DATALEGIS, reuniu representantes de diversas regiões do Estado em um amplo debate sobre os desafios e perspectivas para o futuro paranaense.

Participaram do encontro os pré-candidatos Requião Filho, Luiz França, Sandro Alex e Rafael Greca, que tiveram a oportunidade de apresentar ideias, propostas e posicionamentos diante de vereadores, presidentes de câmaras municipais, assessores parlamentares, procuradores, servidores públicos e lideranças regionais.

A programação também contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, além do ex-desembargador José Rodrigo Sade. Durante palestra e debate, os especialistas abordaram temas ligados à segurança das eleições, transparência do processo democrático e as regras que irão nortear o pleito de 2026.

Outro destaque foi a realização do “Jogo da Eleição”, atividade educativa que simulou etapas do processo eleitoral e proporcionou aos participantes uma experiência prática sobre o funcionamento da democracia. A iniciativa envolveu instituições como a Escola Paranaense de Direito, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, a OAB, o Instituto Mais Cidadania e o próprio TRE-PR.

Ao longo do evento, vereadores e servidores públicos participaram ainda de palestras, capacitações e discussões voltadas ao fortalecimento da gestão pública, à fiscalização dos recursos públicos, à modernização dos processos legislativos e aos desafios que cercam o próximo ciclo eleitoral.

A Marcha reuniu representantes de câmaras municipais de todas as regiões do Paraná e contou com o apoio de importantes instituições estaduais, consolidando-se como um espaço de qualificação, integração e fortalecimento do Poder Legislativo Municipal.

Segundo a presidente da UVEPAR, Fátima Castro, a sabatina reforça o compromisso da entidade em aproximar os municípios dos debates que influenciam diretamente o desenvolvimento do Estado.

“O objetivo é garantir que os legisladores municipais tenham acesso direto às propostas e visões daqueles que pretendem disputar o comando do Paraná, fortalecendo o diálogo institucional e a responsabilidade pública”, destacou.

O evento foi encerrado com agradecimentos aos vereadores, autoridades, palestrantes e instituições parceiras que contribuíram para o sucesso da quinta edição da Marcha dos Legislativos Municipais Paranaenses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São João do Ivaí, PR
22°
Tempo nublado

Mín. 10° Máx. 24°

22° Sensação
4.54km/h Vento
77% Umidade
100% (4.58mm) Chance de chuva
07h09 Nascer do sol
05h49 Pôr do sol
Ter 17° 11°
Qua 17°
Qui 20°
Sex 17° 14°
Sáb 23° 15°
Atualizado às 15h14
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 -0,06%
Euro
R$ 5,88 -0,48%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 350,977,37 +1,89%
Ibovespa
170,684,66 pts 1.4%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade