O Governo do Paraná está executando um dos maiores pacotes de obras rodoviárias do estado na região Central, com investimento inicial de R$ 1,44 bilhão em duplicação, ampliação e restauração de mais de 200 quilômetros de estradas estaduais. No total, com trechos que ainda entrarão em licitação, os aportes devem ultrapassar R$ 2 bilhões, modernizando quase 300 km de rodovias.
As melhorias utilizam a técnica whitetopping, que aplica uma camada de concreto sobre o pavimento já existente, oferecendo mais segurança e o dobro da durabilidade em comparação ao asfalto tradicional.
Um exemplo da dimensão do investimento está nas obras em andamento entre Guarapuava, Turvo e Pitanga, que juntas já somam R$ 947,7 milhões – valor mais que o dobro do destinado à construção da nova Ponte de Guaratuba, no Litoral, que recebe R$ 400 milhões.
O pacote também prevê novos trechos, incluindo ligações entre Manoel Ribas, Lidianópolis, Mauá da Serra e Nova Tebas, que devem ter as contratações concluídas nos próximos meses.
Guarapuava – Palmeirinha (PRC-466): R$ 139,8 milhões – 11,5 km
Palmeirinha – Turvo (PRC-466): R$ 293,7 milhões – 27 km
Turvo – Pitanga (PRC-466): R$ 514,2 milhões – 45,5 km
Pitanga – Manoel Ribas (PRC-466, em licitação): R$ 231,6 milhões – 43 km
Manoel Ribas – Lidianópolis (PRC-466): sessão de disputa em 30 de outubro – 51,8 km
Lidianópolis – Mauá da Serra (PRC-272): edital em elaboração – 54,8 km
Pitanga – Nova Tebas (PRC-487 e PR-460): R$ 267,8 milhões – 51,5 km
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