
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou, nesta segunda-feira (10), a ocorrência de dois tornados adicionais no interior do Paraná durante as tempestades de sexta-feira (07). Além disso, o instituto concluiu a classificação do tornado já confirmado em Rio Bonito do Iguaçu.
Os outros dois tornados ocorreram nos municípios de Turvo e Guarapuava. A confirmação e os detalhes sobre esses fenômenos foram divulgados por meio de uma nota técnica.
As investigações e análises técnicas foram realizadas com base em imagens de radar, vídeos, sobrevoos e vistorias no solo. A equipe do Simepar segue monitorando a situação e realizando estudos de outras ocorrências meteorológicas suspeitas.
De acordo com o Simepar, as condições atmosféricas no estado estavam extremamente favoráveis à formação de tempestades severas e tornados. A combinação de calor intenso, alta umidade e a intensificação dos ventos com a altitude criaram um ambiente propício para esses fenômenos climáticos.
Por volta das 18h de sexta-feira, uma tempestade supercelular atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, causando grandes danos na área urbana. O tornado registrado ali foi classificado como F3 na escala Fujita, com ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h.
Em seguida, outras duas tempestades severas formaram tornados em Guarapuava e Turvo. O tornado em Guarapuava, particularmente na região do distrito de Entre Rios, foi classificado como F2, com ventos próximos de 250 km/h, enquanto o de Turvo, ao sul da área urbana, também recebeu a mesma classificação (F2), com ventos em torno de 200 km/h.
As informações e análises foram obtidas a partir do radar meteorológico de Cascavel, de sobrevoos realizados por meteorologistas do Simepar em conjunto com engenheiros do Corpo de Bombeiros, além de registros compartilhados por moradores e meios de comunicação locais. A equipe continua monitorando a situação e realizando estudos para verificar a presença de outros tornados ou tempestades severas na região.
Mín. 19° Máx. 21°