
A Anvisa publicou recentemente uma resolução que proíbe o uso de duas substâncias químicas em produtos de higiene pessoal, perfumes e cosméticos. Os compostos banidos são o DMPT, reconhecido como potencialmente cancerígeno para seres humanos, e o TPO, classificado como tóxico para a reprodução, podendo afetar a fertilidade.
Esses ingredientes são frequentemente encontrados em produtos como unhas artificiais em gel e esmaltes em gel, que exigem exposição à luz ultravioleta ou LED para o endurecimento.
Com a nova medida, o Brasil passa a adotar padrões semelhantes aos da União Europeia. Segundo o gerente-geral da Anvisa, Bruno Rios, já existem estudos que apontam os riscos dessas substâncias à saúde.
A resolução estabelece prazos para a retirada desses produtos do mercado, permitindo que o comércio continue a vendê-los por apenas 90 dias após a publicação da norma.
Embora os profissionais do setor da beleza sejam os mais expostos aos efeitos nocivos dessas substâncias, os consumidores também estão sujeitos aos riscos, alerta a Anvisa. A proibição se aplica a qualquer produto cosmético que contenha DMPT ou TPO.
Mín. 19° Máx. 21°