
O atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, está oficialmente de volta ao Santos. O anúncio foi feito na manhã deste sábado, por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais do clube, confirmando o retorno do jogador de 29 anos por empréstimo junto ao Cruzeiro até o fim da temporada.
Na publicação, Gabigol aparece citando um dos cantos mais conhecidos da torcida santista, reforçando sua identificação com o clube onde foi formado. O material relembra gols marcantes do atacante com a camisa do Santos e também pela seleção brasileira. A mensagem de boas-vindas destaca o retorno do “Menino da Vila” ao lugar onde iniciou sua trajetória no futebol profissional.
O retorno acontece em um momento de recomeço para o jogador, após uma passagem abaixo das expectativas pelo Cruzeiro. Contratado como principal reforço do clube mineiro, Gabigol teve participação irregular ao longo da temporada, somando 13 gols em 49 partidas. A relação se desgastou após a eliminação na Copa do Brasil, em uma semifinal contra o Corinthians, quando o atacante desperdiçou uma cobrança de pênalti. Com a chegada do técnico Tite, com quem não mantém boa relação, sua permanência em Belo Horizonte tornou-se inviável.
Revelado pelas categorias de base do Santos, clube que passou a defender aos 10 anos de idade, Gabigol atuou pelo time profissional até 2016, quando foi negociado com a Inter de Milão. Após não conseguir se firmar no futebol europeu, retornou ao Brasil e construiu uma trajetória vitoriosa no Flamengo, onde se tornou ídolo e conquistou títulos importantes, como Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores.
A chegada de Gabigol ao Santos ocorre logo após o clube garantir a permanência de outro grande nome revelado na Vila Belmiro, Neymar, com contrato estendido até o fim de 2026. A expectativa é que a dupla possa voltar a atuar junta e apresentar bom desempenho ainda no primeiro semestre, visando uma possível convocação para a seleção brasileira comandada por Carlo Ancelotti, que disputará a Copa do Mundo deste ano.
Ao longo de sua história com o Santos, Gabigol disputou 210 partidas, marcou 84 gols e distribuiu 13 assistências. Foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2018, com 18 gols, terminou três vezes como goleador da Copa do Brasil e conquistou dois títulos do Campeonato Paulista, em 2015 e 2016.
Mín. 17° Máx. 33°