O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta quarta-feira (17) que não pretende concorrer à Presidência da República em 2026. Em coletiva realizada em Araçatuba, no interior paulista, ele confirmou que disputará a reeleição no estado.
“Eu pretendo concorrer à reeleição”, afirmou Tarcísio, reforçando o que já havia sinalizado em outras ocasiões. A declaração, entretanto, ganha peso no atual contexto político, após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da investigação sobre tentativa de golpe de Estado.
Tarcísio era considerado o principal nome para ser indicado por Bolsonaro na corrida presidencial, aparecendo como favorito em levantamento AtlasIntel/Bloomberg divulgado na quarta-feira. Segundo a pesquisa, 46,3% dos eleitores do ex-presidente preferiam Tarcísio como candidato, caso Bolsonaro não pudesse disputar.
Na mesma pesquisa, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi a escolha de 25% dos entrevistados, enquanto a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) somou 21,5%.
Com a saída de Tarcísio do páreo presidencial, cresce a expectativa em torno do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), que pode ocupar o espaço de principal candidato apoiado pelo grupo bolsonarista em 2026.
Mín. 13° Máx. 30°