
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) iniciou nesta sexta-feira (14) o processo de credenciamento para instituições especializadas que desejam integrar o Programa Parceiro da Escola. O objetivo é ampliar a atuação do programa, que já beneficia 82 unidades escolares em 34 municípios do estado.
As regras para o credenciamento estão detalhadas no Edital de Chamamento Público nº 17/2024, republicado recentemente. As instituições habilitadas fornecerão suporte à gestão administrativa e de infraestrutura das escolas, permitindo que diretores e gestores escolares se concentrem integralmente na qualidade educacional, no desenvolvimento de metodologias pedagógicas, no treinamento de professores e no acompanhamento dos alunos.
O credenciamento permitirá que novas empresas se candidatem para apoiar as escolas que farão a consulta pública para adesão ao programa a partir de 2026. As empresas interessadas devem indicar os lotes de interesse e comprovar capacidade técnica para atender a, no mínimo, 50% do volume de matrículas de cada lote.
Entre as exigências, as instituições de gestão escolar devem comprovar, no mínimo, seis anos de experiência na área, além de capacidade técnica e competência específicas para o programa. O prazo de vigência dos contratos será de quatro anos, com possibilidade de prorrogação mediante avaliação do Governo do Estado.
A Seed-PR também classificará as empresas com base em indicadores como capacidade técnica, presença de unidades em funcionamento nas regiões de interesse (estado, NRE ou município) e nível de adequação e formação docente. A avaliação das parceiras ocorrerá a cada ciclo contratual, focando na evolução da frequência, aprendizagem, manutenção e satisfação da comunidade.
Enquanto o credenciamento de empresas segue, 96 escolas em 27 Núcleos Regionais de Educação e quase 80 municípios passarão por consulta pública nos dias 17 e 18 de novembro (segunda e terça-feira), das 8h às 22h, para decidir sobre a adesão ao programa.
Podem participar da votação pais e responsáveis, professores, funcionários e estudantes maiores de 18 anos, mediante apresentação de documento de identificação com foto na escola. Caso o quórum de 50% mais 1 não seja alcançado, a Seed-PR decidirá a adesão com base em critérios objetivos, como frequência e Ideb (para colégios com desempenho abaixo da média ou sem índice publicado).
O Parceiro da Escola já apresenta resultados animadores em seu primeiro ano de implementação. Pesquisa da Radar Inteligência, de julho de 2025, atestou uma aprovação superior a 86% dos pais e responsáveis.
Dados internos da Seed-PR também indicam melhorias significativas, como a redução de 99% das aulas vagas e um aumento de quase 80% na ocorrência de observações pedagógicas em sala de aula, essenciais para traçar estratégias de aprendizagem. Além disso, houve um crescimento de 45% no engajamento de diretores em programas de formação continuada.
Atualmente, o programa conta com a participação das empresas Apogeu (16 colégios), Tom Educação (32 unidades) e Impulso (34 escolas), distribuídas em diversas regiões do Paraná.
Mín. 19° Máx. 21°